Choose your country / language

Após muitos testes de laboratório e desenvolvimentos ao longo dos anos, e especialmente em estreita cooperação com os clientes, sabemos sobre a alta eficiência dos revestimentos PVD em inúmeras aplicações. Nossos artigos técnicos fornecem informações básicas e especializadas sobre quais revestimentos são mais adequados para quais aplicações. Os revestimentos PVD são a alternativa ideal e sustentável para melhorar significativamente o desempenho e a vida útil dos componentes de precisão e a vida útil das ferramentas para a indústria de processamento de metais e plásticos.

Alta precisão é necessária para a produção de próteses dentárias. Os especialistas em revestimentos da Balzers, uma marca de tecnologia de superfície do Grupo Oerlikon, com sede na Suíça, não apenas desenvolvem revestimentos para microferramentas que permitem a usinagem produtiva de materiais altamente abrasivos em tecnologia odontológica. Componentes de precisão, como pilares, também obtêm proteção de alta qualidade contra desgaste – Melhorando também seu aspecto estético.

A usinagem de materiais de alto desempenho para a tecnologia odontológica representa um grande desafio para a indústria de ferramentas. Processos de usinagem que envolvem microferramentas com diâmetro de 0,1 a 1 milímetro e que usinam materiais com tolerâncias de fabricação muito justas são extremamente desafiadores. Hoje, os laboratórios dentários estão equipados com sistemas de produção altamente automatizados e produtivos. O desgaste das ferramentas e os custos de produção associados podem ser significativamente reduzidos com a aplicação de revestimentos avançados.

BALDIA COMPACT e BALDIA COMPACT DC para cerâmicas odontológicas de alta resistência
Os revestimentos BALDIA COMPACT e BALDIA COMPACT DC foram desenvolvidos especialmente para a usinagem de materiais sinterizados, , bem como cerâmicas odontológicas. As ferramentas utilizadas para usaingem deste último atingem tolerâncias ainda mais apertadas, tanto em termos de diâmetro da ferramenta quanto de espessura de revestimento, a fim de garantir as mais altas precisões de produção, mantendo uma vida útil constante da ferramenta. Quando se trata de microferramentas em particular, essas propriedades são cruciais na usinagem desses materiais altamente abrasivos. Para a usinagem confiável de cerâmicas odontológicas de alto desempenho, como o óxido de zircônio, BALDIA COMPACT resiste ao desgaste abrasivo graças à sua dureza extremamente alta, o que prolonga consideravelmente a vida útil dessas ferramentas. A combinação de maior resistência ao desgaste e baixo atrito reduz a geração de  calor, permitindo assim que os laboratórios dentários alcancem alta qualidade superficial de seus produtos mesmo em velocidades de corte mais altas. O resultado final é que o acabamento superficial das cerâmicas odontológicas de alta qualidade é significativamente melhorado, para que os pacientes se beneficiem de um atendimento odontológico ideal.

Cerâmicas odontológicas de alto desempenho, como óxido de zircônio Esses materiais podem ser usinados de forma confiável e produtiva utilizando microferramentas revestidas com BALDIA COMPACT e BALDIA COMPACT DC, que foram especialmente desenvolvidos para materiais altamente abrasivos. (Imagem: Shutterstock)

BALINIT TISAFLEX: ótima qualidade de usinagem para próteses dentárias feitas de titânio, metais nobres e ligas metálicas não ferrosas
Além da cerâmica, também o titânio, metais nobres e ligas de metais não ferrosos, como cromo, cobalto e molibdênio, são utilizados na tecnologia odontológica. Como esses materiais são difíceis de usinar, eles também levam rapidamente as microferramentas dos laboratórios odontológicos aos limites de sua capacidade de desempenho. Esses materiais tendem a formar arestas postiças, que promovem o desgaste adesivo, exigindo a substituição prematura da ferramenta. O revestimento BALINIT TISAFLEX desenvolvido pela Oerlikon oferece proteção excepcional contra desgaste para esta aplicação. Este revestimento de alta qualidade também possui excelente estabilidade térmica e resistência à oxidação. A estrutura multicamada neutraliza os mecanismos de desgaste e permite uma vida útil mais longa, o que foi comprovado em testes no próprio laboratório da Oerlikon e pelos fabricantes.

Os laboratórios odontológicos precisam fornecer prazos de entrega curtos, o que exige um planejamento de produção meticuloso. Hoje, eles usam sistemas de produção altamente eficientes e automatizados para reduzir tempo e custos e otimizar o processo de produção de próteses dentárias de alta qualidade. BALINIT TISAFLEX é particularmente indicado para usinagem de ligas de cobalto-cromo, muito utilizadas na tecnologia odontológica, pois protegem o substrato das altas temperaturas e do desgaste adesivo.

As ligas não ferrosas são difíceis de usinar e levam rapidamente as microferramentas dos laboratórios odontológicos aos limites de sua capacidade de desempenho. Revestimentos especificamente desenvolvidos da Oerlikon oferecem proteção excepcional contra desgaste, excelente estabilidade térmica e resistência à oxidação para melhorar significativamente a vida útil das microferramentas em tecnologia odontológica. (Imagem: Mack Dentaltechnik GmbH)

Revestimentos avançados para pilares na cor da gengiva
No campo da tecnologia odontológica, a Oerlikon oferece aos seus clientes não apenas revestimentos para microferramentas para usinagem de materiais. Por quase trinta anos, os especialistas da Balzers têm colaborado com clínicas e laboratórios realizando a aplicação de revestimentos  em instrumentos cirúrgicos e odontológicos para fornecer resistência ao desgaste e propriedades antimicrobianas. Os revestimentos PVD de sua série BALIMED, especialmente desenvolvidos para aplicações médicas e odontológicas, atendem aos mais rigorosos requisitos e oferecem benefícios significativos para o bem-estar dos pacientes.

Superfícies funcionais com revestimentos biocompatíveis e resistentes ao desgaste tornaram-se uma parte indispensável da tecnologia odontológica moderna. O tratamento com implantes também está sujeito a rigorosos requisitos de qualidade e regulamentos de biocompatibilidade. BALIMED TICANA é um revestimento inovador da Oerlikon, que supera até mesmo esses requisitos rigorosos. É aplicado nos pilares, a peça intermediária entre a raiz artificial e a coroa de um dente. Tem a mesma cor das gengivas humanas e por isso é discreto e estético. Os pilares são geralmente feitos de titânio, cerâmica de óxido de alumínio ou cerâmica de óxido de zircônio.

BALIMED TICANA se destaca não apenas em termos estéticos, mas também devido a inúmeras propriedades funcionais que foram exaustivamente testadas. Por exemplo, sua resistência à corrosão protege contra a influência de produtos de higiene bucal e saliva. Nos testes, o BALIMED TICANA foi imerso em solução de cloreto de sódio (NaCl) a 25%, e como resultado obtido manteve  sua cor completamente retida mesmo após mais de um mês em contato com esta solução. A abrasão mínima e o baixo desgaste permitem que o implante seja fixado com estabilidade, garantindo assim uma longa vida útil.

Combinação estética e funcional: especialmente desenvolvido para pilares e instrumentos dentários, o revestimento PVD BALIMED TICANA na cor rosé oferece não apenas fantástica aparência estética, mas também propriedades funcionais. (Imagem: Oerlikon Balzers)

Como fornecedora líder global de tecnologias de superfície, há mais de 75 anos a marca de tecnologia Oerlikon Balzers desenvolve soluções em revestimentos e sistemas de revestimento, fornece consultoria especializada para seus clientes e reveste milhões de ferramentas e componentes todos os anos. Com mais de 110 centros de produção de revestimentos  em 35 países na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia, a Oerlikon está mais próxima de seus clientes do que qualquer outro fornecedor de revestimento e tem mais de 1.300 sistemas de revestimento de revestimetos em operação.

  • pdf (228.85 KB)

    Artigo técnico - Revestimentos para tecnologia odontológica avançada

Feedback ou perguntas? Entre em contato conosco!

keyboard_arrow_up