Choose your country / language

Erros não são permitidos

Entrevista com Marc Hervé: Revestimentos de alta tecnologia no automobilismo

Marc Hervé corre com um nicho muito rápido …

Em seu próprio tempo, ele pega a estrada em um modesto veículo familiar. Mas quando ele aconselha seus clientes, tudo gira em torno de carros de corrida de Fórmula 1, Fórmula E ou motos de Moto-GP, e acima de tudo a pergunta: qual revestimento os tornará aquele décimo de segundo decisivo mais rápido que a concorrência? Marc Hervé impulsiona o desempenho e conhece os segredos dos grandes e famosos do automobilismo.

No automobilismo, há apenas um objetivo: vencer. Tudo o mais é secundário. Normalmente, os revestimentos da Oerlikon Balzers para o setor automotivo são usados para reduzir o atrito e estender a vida útil dos componentes do motor - com o objetivo de fazer os motores funcionarem com mais eficiência.

Nas corridas, é diferente, e essa diferença é medida em décimos de segundo. Essas frações dependem de mais em vez de menos: o objetivo não é reduzir o atrito, mas obter ainda mais potência - e, portanto, maior velocidade - do motor graças ao revestimento.

Marc Hervé, Gerente de segmento global para Motorsports da Oerlikon Balzers, diz: “Não sou um vendedor de revestimentos e não preciso negociar o preço. Quando um cliente me liga, ele tem um problema que deseja resolver com nossa ajuda ou está convencido de que somos o parceiro certo para um novo projeto. Nesse caso, eu aconselho, aja como um parceiro para considerações hipotéticas e frequentemente sirva como um treinador até que tenhamos certeza: Isso vai funcionar. Porque no automobilismo, erros não são permitidos: quando você vai para a pista, tem que ter certeza de que vai funcionar”.

...quando você vai para a pista, tem que ter certeza de que vai funcionar.

Marc Hervé, Gobal Segment Manager Motorsports, Oerlikon Balzers

Sem perda de tempo, até que a temporada de corridas termine

Mesmo fora da pista de corrida, é tudo uma questão de velocidade. Tempos de desenvolvimento de vários meses e longas aprovações internas? Marc balança a cabeça: “Trabalho diretamente com as equipes que desenvolvem os carros de corrida e com seus fornecedores. Desde a primeira reunião até a solução finalizada, temos que administrar isso em dois meses. Não podemos perder tempo até o fim da temporada de corridas! Esse é o espírito que você precisa para trabalhar neste setor. Isso é vivido pelas equipes de corrida, por nós da Oerlikon Balzers em Limoges, e até pelos motoristas que trazem as peças do motor para o nosso centro de clientes para revestimento: Eles costumam passar a noite no estacionamento para que possam levar as peças acabadas para suas equipes sem perder tempo!”

É preciso perguntar o que ainda o fascina em seu trabalho depois de duas décadas? Ele ri: “Imagine, eu tenho a mesma mesa no mesmo escritório há 21 anos! Nasci e cresci em Limoges, estudei engenharia mecânica lá e consegui meu primeiro emprego na Sorevi. Hoje a empresa se chama Oerlikon Balzers. No ano passado, comemoramos nosso 30º aniversário e eu celebrei meu 20º aniversário ao mesmo tempo - foi muito emocionante!”

Quando um cliente me liga, eu o aconselho: aja como um parceiro para considerações hipotéticas e frequentemente sirva como um treinador até que tenhamos certeza: Isso vai funcionar.

Marc Hervé, Gobal Segment Manager Motorsports, Oerlikon Balzers

Sem barulho, sem cheiro. Mas extremamente emocionante.

No automobilismo, é feita uma distinção entre “corrida” e supersports. A primeira categoria inclui a Fórmula 1 - dominante principalmente na Europa - a série americana NASCAR e as séries de rally ou motocicleta como Moto-GP e Superbike.

Os “Supersports” incluem corridas com veículos de alto desempenho usados na estrada, como super ou hiper carros e também motocicletas. Nos últimos anos, corridas com motores elétricos em oposição aos motores de combustão tradicionais (Fórmula E, E-Rallyecross e motocicletas elétricas) foram adicionadas a ambos os tipos.

Como é isso - Fórmula 1 e carros elétricos? Marc ri. “Sim, eu sei o que você está pensando! Na minha primeira E-Race, meu primeiro pensamento foi: brinquedos infantis! Quer dizer, eles tiveram que trocar a bateria no meio da corrida! E então, sem barulho, sem cheiro ... foi horrível! " Hoje ele está convencido de que os acionamentos elétricos e híbridos são o futuro - no automobilismo. Para ele e sua equipe, no entanto, isso também significa que eles estão desenvolvendo soluções para um grupo completamente novo de clientes com aplicações completamente novas: “Isso é extremamente emocionante!”

Sem barulho, sem cheiro. Mas extremamente emocionante.

Revestimentos para uma indústria que quer se tornar sustentável

Em geral, a sustentabilidade está impulsionando toda a indústria. A questão é: como colocar ainda mais potência na pista sem prejudicar o meio ambiente? Quando Marc começou a vender revestimentos para corridas, há 20 anos, não havia dúvida alguma: “Naquela época, dirigíamos com motores de 12 cilindros e não era incomum que quatro motores se desgastassem durante um fim de semana de corrida. Para nós, como fornecedores, isso significava grandes volumes, muitas peças, revestimento de baixo custo. Hoje, é completamente diferente: os carros funcionam com motores de seis cilindros e têm que oferecer desempenho superior por pelo menos cinco fins de semana de corrida ”, explica. Portanto, os revestimentos devem garantir que esses motores funcionem por mais tempo e com mais confiabilidade, e obtenham o máximo da quantidade permitida de combustível. “É disso que se trata hoje as corridas, economia de custos e combustível!”

O carro dos seus sonhos: um Nissan GTR

Motorsports é um mundo próprio, mas também um muito pequeno. “Trabalhamos para quase todas as equipes de corrida profissional e, portanto, para competidores diretos. Meus colegas em Limoges e eu conhecemos alguns dos segredos mais bem guardados do mundo do automobilismo. Estamos muito orgulhosos disso porque mostra o quanto as equipes de automobilismo confiam em nós.”

Marc Hervé diz de si mesmo com toda a modéstia: “O que eu faço é um nicho absoluto não só na Oerlikon Balzers. Não há muitos Marc Hervé’s no mundo. ” Acreditamos nele sem hesitação. Em todo caso, ele conseguiu nos contagiar com seu entusiasmo. No final da entrevista, resta apenas uma pergunta: que tipo de carro dirige alguém que lida com os carros mais rápidos do mundo todos os dias e também ocasionalmente dirige ele mesmo um Porsche ou Ferrari na pista de corrida? Marc sorri: um Skoda Soberbo! E ele coloca em perspectiva: “Mas um dia vou comprar o carro dos meus sonhos, um Nissan GTR, e quero buscá-lo eu mesmo no Japão! Até então, terei que esperar um pouco, porque prometi à minha esposa que vamos pagar a casa primeiro - mas de alguma forma ela sempre encontra um novo projeto de reforma!”

BALIQ CARBOS - even better than Diamond-Like-Carbon (DLC)

When racing cars and motorcycles are pushed to their performance limits, critical components must withstand extreme loads. Then the hour strikes for BALIQ® CARBOS and BALIQ® CARBOS STAR, two coatings that Oerlikon Balzers has developed specifically for applications with extreme contact pressure and high sliding speeds. They are therefore ideal for high-performance engines in motor sports.

Watch the video on YouTube

Aniversário de 30 anos da Oerlikon Balzers em Limoges

Em outubro de 2019, a Oerlikon Balzers comemorou o 30º aniversário de seu centro de atendimento ao cliente em Limoges, França, com vários convidados de honra e clientes. Limoges é conhecido como o centro de competência da Oerlikon Balzers para esportes motorizados, onde componentes de precisão de motores de alto desempenho são revestidos de acordo com um padrão exato. O sucesso da Oerlikon Balzers na indústria de esportes motorizados por mais de 25 anos se deve principalmente ao revestimento DLC de alto desempenho BALINIT® CAVIDUR. Com seu baixo atrito, resistência ao desgaste muito alta e longa vida útil, ele definiu o padrão global para os componentes de válvulas.

Contato

Petra Ammann

Petra Ammann

Head of Communications Oerlikon Balzers

© Copyright 2025 OC Oerlikon Management AG

Voltar ao topo da página keyboard_arrow_up

keyboard_arrow_up