\uf1ad

A História da Balzers A história de sucesso dos revestimentos da Balzers

A História da Balzers

O que começamos em 1946 é atualmente uma empresa com 4.000 colaboradores. A paixão pela inovação permanece.

 Em 1946, o professor Max Auwärter teve a ideia de como tornar a então desconhecida tecnologia de película fina em vácuo utilizável a uma escala industrial.

Para a fundação da "Gerätebauanstalt Balzers”, ele pôde contar com o apoio do Príncipe Franz Josef II e do industrial suíço Emil Georg Bührle. O que faltava a ele, no entanto, eram os sistemas e equipamentos necessários para colocar essa ideia em prática. Sem hesitar, ele começou a desenvolver e produzir o que lhe faltava. Atualmente, a antiga “Gerätebauanstalt Balzers” é chamada de Oerlikon Balzers, emprega cerca de 4.000 pessoas, e é parte do segmento de Soluções de Superfície do Grupo Oerlikon. A matriz da empresa ainda está localizada na pequena cidade de Balzers, no Principado de Liechtenstein.

Empreendedorismo e ciência

A história do visionário professor Auwärter é de certa forma simbólica para a empresa. Achar soluções para problemas que a indústria ainda não encontrou – isso está no sangue e é parte do DNA da Balzers, assim como é a coragem de colocar essas ideias em prática. A Oerlikon Balzers vem inovando e fazendo história desde 1946.

Seu espírito empreendedor e sede por pesquisas são o que define a Oerlikon Balzers; a combinação dessas duas qualidades resultam em um sucesso exemplar. Mais de 100 colaboradores, a maioria deles em Liechtenstein, estão comprometidos exclusivamente a pesquisar e desenvolver atividades. Mas eles não vivem em uma torre de mármore, e sim, trabalham com tecnologia de ponta em suas áreas, publicam com frequência e são especialistas disputados em congressos internacionais. Isso garante uma mente aberta para novos conhecimentos, assim como um compromisso com a indústria.

Revestimentos protetores que ajudam a cuidar do meio ambiente

O professor Auwärter produziu um protetor solar e revestimentos antirrefletores para lentes de olhos de vidro e lentes de câmera, assim como camadas finas para aplicações eletrônicas. O desenvolvimento de revestimentos PVD (PVD = Physical Vapour Deposition, Deposição física de vapor) iniciou em 1974. A mudança principal veio em 1978 com a marca de revestimentos BALINIT, que permanece um importante alicerce da Oerlikon Balzers até hoje, junto com outros desenvolvimentos inovadores.

Um outro avanço tecnológico foi apresentado em 2011 com a tecnologia patenteada S3p, um processo avançado que revolucionou o mercado de revestimentos sob o nome comercial BALIQ™. Até mesmo plásticos podem ser revestidos com as inovações desenvolvidas pela Oerlikon Balzers. Com o ePD™, foi apresentado um processo recém-desenvolvido para a metalização de peças plásticas automotivas que dá aos plásticos o visual popular de cromo, o que até então só podia ser obtido por meio de eletrogalvanização. Além disso, o ePD™ consegue esse resultado sem usar produtos químicos altamente questionáveis necessários para eletrogalvanização.

As soluções da Balzers são sempre para combinar o desgaste reduzido com a eficiência aumentada – seja nos motores da Fórmula 1, motores de avião, anéis de pistão para a indústria automotiva, instrumentos de precisão ou para ferramentas usadas pelas indústrias de plásticos ou de trabalhos com metais. No final das contas, eficiência aprimorada e desgaste reduzido significam diminuir o uso de substâncias prejudiciais a recursos de conservação. Para muitas pessoas, sustentabilidade, tradição e inovação são apenas palavras repetidas sem compromisso, enquanto os colaboradores da Oerlikon Balzers têm orgulho de saber que sua empresa e sua rotina de trabalho são fundamentadas nesses valores.

Uma paixão por soluções para superfícies compartilhada por todos

Em 2 de junho de 2014, um novo capítulo se iniciou para a Oerlikon Balzers: “O que há de melhor juntos sob o mesmo teto” era o lema de quando o Grupo Oerlikon adquiriu a divisão de revestimentos da Metco do Grupo Sulzer e foi estabelecido e anunciado o Setor de Soluções de Superfície.  A partir daí, o potencial de mercado da Oerlikon Balzers aumentou para cerca de nove bilhões. O Setor de Soluções de Superfície é desde então a mais forte fonte de renda do Grupo Oerlikon.

A fusão desses dois pioneiros em revestimentos também significa a criação de um líder mundial de tecnologia. A combinação de duas das mais importantes tecnologias de revestimento de superfície abre enormes oportunidades de desenvolvimentos tecnológicos para a Oerlikon Balzers.

Contato