Choose your country / language

Este processo revolucionário permite que praticamente todos os revestimentos duros convencionais sejam combinados com um revestimento à base de óxido de alumínio, o que faz com que as propriedades de revestimento sejam variadas por uma ampla gama, sem precedentes. O resultado: um mundo repleto de novas opções de design de ferramentas de alto desempenho. P3e® é uma tecnologia patenteada pela Oerlikon Balzers.

O que é P3e®?

Usando a tecnologia de revestimento P3e®, a Balzers foi a primeira empresa no mundo a depositar revestimentos duros do tipo coríndon à base de óxido de alumínio em um processo PVD a temperaturas significativamente abaixo de 600 ºC. Esses revestimentos antes podiam ser produzidos somente por CVD a temperaturas muito mais altas. O processo CVD, entretanto, é associado a um risco de quebra de alguns graus de carbonetos cimentados e é praticamente impossível usá-lo para revestir aços. A tecnologia P3e® foi inicialmente desenvolvida para ferramentas, mas também é indicada para elementos mecânicos quando são necessárias propriedades isolantes, altas temperaturas e resistência à corrosão. P3e® é uma tecnologia patenteada pela Oerlikon Balzers.

Como o P3e® funciona?

P3e® é baseada na evaporação por arco e na tecnologia por pulso e pode ser executada em um ambiente de oxigênio puro. A corrente de pulso controla a emissão de elétrons e densidade de plasma. A camada de apoio e a camada à base de óxido de alumínio são aplicadas de uma única vez a temperaturas bem abaixo de 600 ºC. A tecnologia P3e® permite a deposição de qualquer óxido de metal (Al2O3, ZrO2, Cr2O3, Ta2O5 etc.) e qualquer combinação de óxidos de metais. O P3e® está disponível como uma opção com os sistemas de revestimento INNOVA e INGENIA ou pode ser retroajustado para o seu sistema na sua empresa.

  1. Fonte de feixe de elétrons
  2. Meio aerado para fontes de arco catódico
  3. Gás O2 reativo
  4. Fontes de arco (material de revestimento e chapa de apoio)
  5. Componentes/Ferramentas
  6. Descarga de arco de baixa voltagem
  7. Ânodo auxiliar
  8. Evaporação por arco catódico pulsado
  9. Substrato com corrente pulsada de alta voltagem
  10. Bomba de vácuo

Feedback ou perguntas? Entre em contato conosco!

keyboard_arrow_up