Choose your country / language
Emissão pulsada de elétrons incrementada
Este processo revolucionário permite que praticamente todos os revestimentos duros convencionais sejam combinados com um revestimento à base de óxido de alumínio, o que faz com que as propriedades de revestimento sejam variadas por uma ampla gama, sem precedentes. O resultado: um mundo repleto de novas opções de design de ferramentas de alto desempenho. P3e® é uma tecnologia patenteada pela Oerlikon Balzers.
Usando a tecnologia de revestimento P3e®, a Balzers foi a primeira empresa no mundo a depositar revestimentos duros do tipo coríndon à base de óxido de alumínio em um processo PVD a temperaturas significativamente abaixo de 600 ºC. Esses revestimentos antes podiam ser produzidos somente por CVD a temperaturas muito mais altas. O processo CVD, entretanto, é associado a um risco de quebra de alguns graus de carbonetos cimentados e é praticamente impossível usá-lo para revestir aços. A tecnologia P3e® foi inicialmente desenvolvida para ferramentas, mas também é indicada para elementos mecânicos quando são necessárias propriedades isolantes, altas temperaturas e resistência à corrosão. P3e® é uma tecnologia patenteada pela Oerlikon Balzers.
P3e® é baseada na evaporação por arco e na tecnologia por pulso e pode ser executada em um ambiente de oxigênio puro. A corrente de pulso controla a emissão de elétrons e densidade de plasma. A camada de apoio e a camada à base de óxido de alumínio são aplicadas de uma única vez a temperaturas bem abaixo de 600 ºC. A tecnologia P3e® permite a deposição de qualquer óxido de metal (Al2O3, ZrO2, Cr2O3, Ta2O5 etc.) e qualquer combinação de óxidos de metais. O P3e® está disponível como uma opção com os sistemas de revestimento INNOVA e INGENIA ou pode ser retroajustado para o seu sistema na sua empresa.